bruaca

Eu nasci feia.

Tão fácil dizer isso nas alturas das minhas crises de identidade de tantos anos, dos meus seios pequenos e das minhas bochechas grandes – sou feia porque nasci. Sou feia, assim, sem as unhas pintadas, com os pelos dos braços não descoloridos, com o cabelo que revela minha origem – armado estilhaçado fino -, sou feia por tantos outros motivos.

Sou feia porque ganhei como a menina mais feia da escola nos baixos doze anos, sou feia porque me disseram isso diversas vezes, sou feia porque os meninos me apelidaram de dragão, sou feita de tantos gracejos do tipo que até esqueço que sou feia.

Sou feia por causa dos meus seios pequenos e do corpo semelhante a uma criança, sou feia por não atingir a altura pedida nas Forças Armadas, sou feia porque a ponta do nariz meu é para baixo, sou feia porque minhas pintas – diversas – não marcam meu rosto de forma sexy, sou feia porque me disseram isso por dezenove anos.

Sou feia porque me sinto pequena e humilhada perto de outras pessoas, sou feia por causa dos meus pés cheios de cicatrizes – cheias de história – e sou feia por causa das minhas costas, com cicatrizes iguais. Sou feia porque há um arranhão na minha cintura que ninguém nunca percebeu, e eu imploro para que ninguém saiba o motivo. Sou feia porque me humilharam e eu aceitei, sou feia porque sou. Sou porque sou feia.  

Sou feia porque me disseram que eu era, porque me chamavam assim, sou feia porque minha boca não é sensual. Sou feia porque meus olhos não são claros. Sou feia porque falaram que “mulher como ela, sem peito, não é mulher”, porque “mulheres de cabelo curto não são mulheres.”. Sou feia porque assisto televisão, vejo revistas empilhadas e uso uma rede que conecta o Mundo inteiro. Sou feia por causa do corte na testa e um risco no dedão.

Sou feia porque só vou em balada de gente bonita – claros, brancos, europeus. Sou feia porque me identifico com a classe abaixo de mim mas almejo pertencer a de gente bonita. Sou feia porque sou surda, porque falo enrolado, porque sou nervosa. Sou feia porque sou.  

Sou feia.

(o que é beleza se não uma palavra?)

Deixe uma Resposta

